sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

13º Salário Agentes Políticos

Tribunal de Contas do Paraná considera irregular o 13º salário dos vereadores de Curitiba. De acordo com o órgão de fiscalização, mesmo existindo a lei, aprovada em 2011 que prevê o benefício, o valor não pode ser recebido pelos parlamentares municipais, o 13º salário deve ser pago exclusivamente para servidores públicos. Os vereadores são considerados agentes políticos assim como o prefeito e vice que também são. Se algum dia alguém recebeu isso não é desculpa para continuar recebendo. No Paraná não há registro de câmaras que pagam o benefício. O doutor em Ciência Política e professor da UFPR, Fabrício Tomío, considera que os vereadores contam com o esquecimento da população para tomar atitudes como essa.

A Câmara de Vereadores de Jaú, cidade de 132.617 habitantes, terão seus salários reduzidos dos atuais R$ 4.608,00 para pouco mais de R$ 1.700,00 O projeto do vereador Fernando de Almeida Júnior. O cálculo leva em conta o menor e o maior salário pagos aos educadores. De acordo com Almeida Júnior, o objetivo da proposta é levar os colegas a refletirem sobre a questão salarial. "Até que ponto é justo que o vereador ganhe mais do que aquele que é responsável pela educação das crianças? Se o vereador pensa em aumentar seus próprios subsídios, terá de pensar também no aumento do salário dos professores”, disse Almeida Júnior. Mesmo ciente de que o salário do funcionalismo é decidido pelo Executivo, os vereadores podem pressionar o prefeito para que melhore os ganhos dos profissionais do serviço público.

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

Estes são exemplos que deveriam ser seguidos, façamos um cálculo simples, um ano com 52 semanas, seriam em regra 52 dias de trabalho de um vereador ou seja, nem ao menos 15% do salário devido. E quanto vão receber ? Isso é uma vergonha senhores, senhores e senhoras que deveriam ser exemplos de moral e boa conduta. Tomem por exemplo as boas ações, não há necessidade de se permanecer no erro.

A própria Constituição Federal proibe, o pagamento de mais de um subsíduo ao mês a agentes políticos. Nem sempre quando se cala se consente, isso é uma indignação para com estas pessoas que se dizem defender os interesses do povo, que, se bem conheço, tem muitos que não sabem o que é o dever de um vereador, quem sabe em quatro anos aprendam!!


Eu volto com minhas indignações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário