segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Qual Cavalo Você Prefere ?

Joãozinho, 12 anos. Montado em um cavalo de aluguel em Campos do Jordão. Desesperado porque o cavalo se negava a andar um pouco mais rápido, chamou o dono do cavalo e disse: prefiro um cavalo que eu tenha que segurar, a este que eu tenho que bater para que ele ande.
Ouvi pensativo aquela reclamação do Joãozinho. Não será assim também em uma empresa? Sem querer comparar as pessoas a cavalos, mas fazendo uma simples analogia. Vejo que todos preferimos colaboradores que precisamos "segurar" aos que precisamos "fazer andar". É preferível ter gente em nossa empresa que faça, que vá, corra riscos, erre, a ter pessoas que ficam paradas, eternamente esperando ordens, apáticas. O desespero de Joãozinho me fez lembrar inúmeros empresários e dirigentes empresariais tendo que lutar para que seus companheiros andem, façam, proponham, assumam, corram riscos.
É preferível alguém que erre a um que tenha medo de fazer, ou seja, a mesma reclamação do guri com seu cavalo lento e preguiçoso.
Assim, em todos os níveis, é preciso que todas as pessoas compreendam esta lição. Se você vir alguma coisa errada com um produto de sua empresa - chame atenção; fale! Se você tem o poder de agir, aja! Não fique esperando. Corra riscos para defender a sua marca, o seu cliente, o seu produto, a sua empresa. Muitos poderão reclamar de você. Mas acredite, no final, tendo você honestidade de princípio na sua atuação e tomando as atitudes corretas, você será reconhecido por quem realmente interessa. Pense no qual cavalo você prefere? No qual tipo de "cavalo" é você? Você é dos andam, galopam, fazem acontecer ou dos que precisam ser empurrados para a ação ou puxados para que andem? Pense nisso. Sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário