sábado, 5 de julho de 2014

Os três grupos de pessoas

Devemos sempre repassar a outros o que de bom há em nós, como agora a pouco ao concluir uma leitura e que agora faço aqui um breve resumo: O economista e pesquisador americano Paul Stoltz, que entrevistou mais de 100 mil pessoas com o objetivo de descobrir porque algumas pessoas subiam na vida e outras não.
Mais significativo que o frio e racional QI (quociente de inteligência), mais eficaz que a a avaliação psicológica do QE (quociente emocional), o QA (quociente de adversidade) explica por que a persistência pode ter mais valor do que o talento.
Assim sendo o pesquisador dividiu as pessoas em três grupos : os que escalam, os que desistem e os que acampam. Os escaladores são os que procuram desafios e se recusam a ser insignificantes. Já os desistentes odeiam correr riscos e buscam a segurança. O terceiro tipo é formado por pessoas que “vestem a camisa” mas nem tanto, em caso de risco ficam em cima do muro. Quem tem maior nível de QA não culpam os outros pelos problemas que surgem, sabem assumir suas responsabilidades pelas suas decisões, não vê os contratempos como obstáculos e reconhece que as adversidades ocorrem por força das circunstâncias e não tem caráter pessoal.
Pois diante de problemas e adversidades, todos nós podemos sofrer reveses, fracassos e insucessos. Isso faz parte do jogo da vida. Nem todas as derrotas são necessariamente de erros que cometemos mas devemos sim analisar se poderíamos ter feito algo diferente, ao falharem alguns murmuram e outros aprendem. Como disse o filósofo e poeta Horácio:  “a adversidade tem o efeito de despertar talentos, os quais em circunstâncias favoráveis, permaneceriam adormecidos”.
Não importa o número de reveses e insucessos que tenhamos sofridos em nossa jornada, nunca seremos um perdedor ou fracassado sem mantivermos um sonho, uma atitude, uma disposição de aprender com o erro e aprender de novo. Pois uma hora, mais cedo que você imagina,você aprende tudo o que precisa peara realizar o seu sonho.
Não devemos acreditar em pessoas que criticam seus fracassos ou dizem que você nunca ira conseguir, são pessoas negativas, afaste-se delas, não são boas companhias. Você precisa se acercar de pessoas que sonhem junto e alto, ou que pelo menos não atrapalhem sua caminhada.
Sempre que enfrentar problemas ou crises, pergunte a si mesmo: o que esta situação esta tentando me ensinar.

Bom final de semana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário