Saber, Medir, Mudar.
A certa altura do livro Balanced Scorecard Pessoal, de
Hubert Rampersad, há uma dessas frases de autoajuda que, a pretexto de criar um
impacto emocional, parece derrapar na obviedade clara.
Escreve Rampersad, um engenheiro mecânico holandês, com
Ph.D. em Gestão: “nós não sabemos o que
não sabemos”. E completa: “é até
pior: nós nem mesmo sabemos que não sabemos disso”.
É preciso ser um iniciado no método BSC para poder
decifrar o verdadeiro conceito que está expresso na frase do autor.
O mundo vem numa crescente de mudança muito acelerada. Nunca se fez
tanto em tão pouco tempo. Nos últimos cinquenta anos fez-se e criou-se muito
mais do que em toda a história da humanidade. Hoje vivemos num mundo
globalizado onde a informação faz muita diferença. Há alguns anos atrás, não
muito tempo, qualquer empresa existia para suprir seus próprios interesses,
fabricavam um produto de acordo com suas condições e “enfiavam goela abaixo”
para os consumidores que na época não tinham muitas opções, e uma declaração de
Henry Ford, o rei do automóvel, ilustra muito bem este fato: “todos podem
escolherem a cor do carro que quiserem desde que ele seja preto”. Porém com o
advento da globalização o mundo tornou-se pequeno, a concorrência tornou-se
acirrada e a quantidade de produtos similares cresceu de uma forma gigantesca.
Diante deste cenário as empresas para sobreviverem precisaram se adaptar as
mudanças, o número de clientes aumentou de forma geométrica, hoje os clientes
estão espalhados pelo mundo a fora e tornaram-se muito mais exigente do que
eram. Nesse ínterim as organizações pararam de olhar para o próprio umbigo e
passaram a trabalhar focada no cliente, para satisfazer as suas necessidades.
Para conseguir esse objetivo foi necessário se profissionalizar e buscar
maneiras de planejar o negócio de forma eficiente e eficaz, e esse
aperfeiçoamento acabou por gerar lucro e crescimento para os acionistas e todos
os envolvidos com a empresa.
Por muito tempo as organizações com mais atenção no macro ambiente e com vontade de crescer faziam seus planejamentos estratégicos, para poder ter um mapa no qual seria sua bússola de navegação. No entanto, esse planejamento estratégico tradicional sempre teve como base os indicadores financeiro como termômetro para saber se existia progresso ou não, e, isso tinha um fim em si mesmo. Pois era uma visão voltada somente para o desempenho financeiro. Claro que , nenhuma empresa sobrevive sem o lucro e esse deve ser o objetivo de qualquer uma. Porém a partir da década de1990, dois estudiosos , Robert Kaplan e David Norton após várias experiências com empresas norte americanas acabaram por criar uma ferramenta de gestão estratégica chamada BALANCED SCORECARD- BSC, e que é considerada a melhor ferramenta de Gestão Estratégica dos últimos 75 anos. E em que consiste essa ferramenta? Essa ferramenta gerencial vem auxiliar o Planejamento Estratégico tradicional e esclarecer e traduzir a missão, os valores e a visão da empresa para todos, dentro da organização de uma forma que todos entendam e sintam-se, envolvidos e comprometidos com o desenvolvimento do planejamento definido. O BSC busca criar e estabelecer medidas de desempenhos através de quatro perspectivas dentro da empresa que são: Perspectiva Financeira, Perspectiva do Cliente, Perspectiva dos Processos Internos e Perspectivas do Aprendizado e crescimento. A partir disso desdobram-se os objetivos macros em objetivos individuais e pessoais levando em consideração as seguintes perguntas para cada quadrante:
Por muito tempo as organizações com mais atenção no macro ambiente e com vontade de crescer faziam seus planejamentos estratégicos, para poder ter um mapa no qual seria sua bússola de navegação. No entanto, esse planejamento estratégico tradicional sempre teve como base os indicadores financeiro como termômetro para saber se existia progresso ou não, e, isso tinha um fim em si mesmo. Pois era uma visão voltada somente para o desempenho financeiro. Claro que , nenhuma empresa sobrevive sem o lucro e esse deve ser o objetivo de qualquer uma. Porém a partir da década de1990, dois estudiosos , Robert Kaplan e David Norton após várias experiências com empresas norte americanas acabaram por criar uma ferramenta de gestão estratégica chamada BALANCED SCORECARD- BSC, e que é considerada a melhor ferramenta de Gestão Estratégica dos últimos 75 anos. E em que consiste essa ferramenta? Essa ferramenta gerencial vem auxiliar o Planejamento Estratégico tradicional e esclarecer e traduzir a missão, os valores e a visão da empresa para todos, dentro da organização de uma forma que todos entendam e sintam-se, envolvidos e comprometidos com o desenvolvimento do planejamento definido. O BSC busca criar e estabelecer medidas de desempenhos através de quatro perspectivas dentro da empresa que são: Perspectiva Financeira, Perspectiva do Cliente, Perspectiva dos Processos Internos e Perspectivas do Aprendizado e crescimento. A partir disso desdobram-se os objetivos macros em objetivos individuais e pessoais levando em consideração as seguintes perguntas para cada quadrante:
- PERSPECTIVA
FINANCEIRA: para sermos bem sucedidos financeiramente como deveríamos ser
visto pelos nossos clientes?
- PERSPECTIVA
DOS CLIENTES: para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser visto
pelos nossos clientes?
- PERSPECTIVA
DOS PROCESSOS INTERNOS: para satisfazermos nossos acionistas e clientes,
em que processos devemos conseguir a excelência?
- PERSPECTIVA
DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO: para alcançarmos nossa visão, com
sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar?
O Balanced Scorecard é um novo instrumento que integra as medidas
derivadas da estratégia. Sem menosprezar as medidas financeiras do desempenho
passado. Porém o verdadeiro poder do Balanced Scorecard ocorre quando deixa de
ser um sistema de medidas e se transforma em um sistema de gestão. Com a adoção
do Balanced Scorecard, as empresas constatam que ele pode ser utilizado para:
* Esclarecer e obter consenso em relação a
estratégia.
* Comunicar a estratégia a toda a empresa.
* Alinhar as metas departamentais e pessoais à estratégia.
* Associar os objetivos estratégicos com metas de longo prazo e orçamentos anuais.
Tenho certeza de que quanto mais difundido for o BALANCED SCORECARD, mais estaremos contribuindo para o crescimento e excelência das organizações, principalmente as de pequeno e médio porte e com isso gerando lucro e consequentemente criando riqueza a todos os envolvidos.
* Comunicar a estratégia a toda a empresa.
* Alinhar as metas departamentais e pessoais à estratégia.
* Associar os objetivos estratégicos com metas de longo prazo e orçamentos anuais.
Tenho certeza de que quanto mais difundido for o BALANCED SCORECARD, mais estaremos contribuindo para o crescimento e excelência das organizações, principalmente as de pequeno e médio porte e com isso gerando lucro e consequentemente criando riqueza a todos os envolvidos.
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