sábado, 30 de abril de 2016

O Seu Nome

Seu nome é o seu maior patrimônio profissional. Por isso é tão importante para a construção de uma carreia ou uma empresa de sucesso.
Sempre há quem esteja disposto a abrir mão de princípios e valores para conseguir sucesso e bens materiais. Na minha opinião essa troca não vale a pena. “O bom nome vale mais que muitas riquezas”, como diz Salomão. É neste princípio que me baseio para chamar a atenção, para que o seu nome (sua credibilidade, respeitabilidade etc) é o referencial mais importante de sua carreira.
O nome pode carregar, ou não, a dignidade, alto valor agregado e diferenciais positivos. Aqueles que sacrificam sua honra pessoal, sua dignidade, sua integridade e sua honestidade para conseguir ascensão rápida pagam, depois, um preço muito alto. Alguns, de fato, conseguem resultados substanciais, mas por pouco tempo ou a um custo não recomendável.
“O tempo se vinga de tudo o que é feito sem a sua colaboração”, já dizia o jurista Eduardo Couture. O Transcurso do tempo faz a verdade de um nome – e do caráter de uma pessoa – ser revelada. Basta aguardar. Abraham Lincoln também batia na mesma tecla: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo, algumas por algum tempo. Mas não consegue enganar todas as pessoas por todo o tempo”.
Logo, não pense que você vai longe sem preencher o requisito do bom nome ou que conseguirá cem por cento de sucesso em esconder alguma coisa errada que tenha feito para subir.
Quando aplicado as empresas, chamamos de Lei da Marca ou Branding, conceito que Adilson Romualdo Neves, autor de Qualidade no Atendimento, traduz como o processo de medir a percepção que os consumidores têm sobre um produto ou serviço, branding é principalmente o processo de associar um nome e uma reputação a algo ou alguém.
Esses conceitos podem se aplicar às pessoas também e à construção de sua imagem perante a sociedade e aqueles que a cercam.
O ideal é não fazer coisas erradas, mas se já cometeu algum erro, deve repará-lo o mais rápido possível.
Da próxima vez que fechar um negócio importante, lembre-se do valor do seu nome e você terá um norte para saber como se portar. Evite a ilusão de ganhar dinheiro fácil. Jamais engane os outros, ou a si próprio. Quem faz esse tipo de coisa, em geral, faz uma vez só, porque o tempo é senhor da verdade.
O bom nome exige honestidade, mas não é construído apenas com ela. Exige capricho, seriedade e zelo profissional. Cuide do seu nome, cumpra com sua palavra, não fale coisas sem pensar ou sobre as quais não tem conhecimento.
O bom nome exige vigilância constante. Por outro lado, quando a pessoa desenvolve uma rotina de se comportar de forma a zelar por ele, isso vira um hábito construtor de sucesso. Funciona para quem é empregado, para quem é dono de empresa e para quem é profissional liberal, mas principalmente para você.

“São precisos vinte anos para construir uma
reputação e cinco minutos para perdê-la. Se você
pensar nisso, fará as coisas de forma diferente”
                                                                                            Warren Buffett          

Nenhum comentário:

Postar um comentário