quinta-feira, 29 de maio de 2014

Resiliência

Resiliência, segundo o dicionário Aurélio, é “a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal deformação elástica”. Muito bem, mas o que são os seres humanos “resiliêntes”? Como são essas pessoas e qual é a importância desse talento no diferencial competitivo de um profissional?


A resiliência consiste em adequar-se as situações sem perder a integridade, uma pessoa resiliente é aquela que resiste bem às pressões do dia a dia, ou seja, que passa por situações difíceis sem se abalar. Ser resiliente é ter a capacidade de se recompor, moldar-se e resistir a cada novo desafio. Quanto mais resiliente a pessoa é mais capacidade de realização ela têm, pois possuem a capacidade de enfrentar os problemas sem ceder, tem jogo de cintura e flexibilidade. Dois bons exemplos para explicar o que é resiliência são a borracha e o vidro, a borracha pode ser esticada de várias formas sem se arrebentar, pois tem resiliência, já o vidro não tem, se pressionado ou quando se choca contra algo se despedaça facilmente.

Pessoas resilientes mudam sempre que necessário, têm firmeza de propósito e mantém a sua integridade, geralmente são bem humoradas e não costumam culpar os outros pelos seus erros.

Certas pessoas passam por experiências terríveis no passado, mas se recuperam de seus traumas e nem aparentam ter passado por eles, outras jamais conseguem se reerguer, vivem a vida toda cativas das lembranças ruins e remoem suas magoas. A falta de resiliência gera no indivíduo certa fragilidade, tendência á depressão e negatividade, costumam relacionar tudo ao momento ruim que passaram, porque não conseguem superar o passado, lidar com o inesperado. Essa também é uma manifestação do pessimismo. Muitas pessoas tiveram decepções amorosas e hoje não conseguem ter um relacionamento satisfatório por não conseguir superar o sofrimento dos relacionamentos anteriores, ou seja, são pessoas que cederam a pressão dos problemas. É natural nos entristecermos com acontecimentos desagradáveis, mas não devemos nos prender a eles e arrastar essas correntes pelo resto da vida. Todo o sofrimento é passageiro e não convém a nós fazê-lo perdurar por mais tempo. A vida pode ser encarada como um livro que, a cada página virada se conta um pouco mais de estória e cada capitulo é uma nova fase, um recomeço.

A resiliência é uma característica pessoal, mas que pode ser aprendida. Muitas vezes é conseguida com a maturidade emocional, é uma das características do otimista realista, quem enxerga a vida de uma maneira positiva tem facilidade para ser resilente, pois vê as dificuldades como forma de crescimento e amadurecimento e acredita que no futuro dias melhores virão, embora não estejam livres de imprevistos e que nem tudo acontece como se quer.

Essa característica é tão importante que hoje muitas empresas procuram profissionais com essa qualidade. Profissionais resilientes tem mais chances de alcançar o sucesso, em qualquer área de atuação onde o imprevisto, as falhas locais e as alterações comportamentais humanas podem provocar o êxito ou o fracasso de um acontecimento, a resiliência é um atributo fundamental. Ao mesmo tempo, um profissional que precisa atuar ligado fortemente ao seu entorno deve operar com intensa empatia nas cargas humanas para não perder a “temperatura” ou se ausentar da atmosfera existente. E, por outro lado, deve manter sempre o domínio racional do seu papel para a tomada competente de decisões. Estica no calor das emoções, porém evita tomar decisões “deformadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário